Semana do aleitamento materno tem início em Alto Araguaia; campanha contará com mamaço

Por Monique Esposito (Estagiária) | Assecom/

A Semana do Aleitamento Materno teve início nesta segunda-feira (5) em Alto Araguaia. Voltada para gestantes, lactantes, familiares e profissionais da saúde, a campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) junto da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS). O objetivo é conscientizar sobre a importância de amamentar o bebê pelo menos até os seis primeiros meses de vida.

A abertura das atividades aconteceu na Câmara Municipal da cidade. Houve apresentação de reconhecimento dos profissionais da saúde, e uma palestra para capacitar a família e favorecer o aleitamento materno, ministrada pela Enfermeira Grazieli.

A coordenadora da campanha e fonoaudióloga Shirley Lopes diz que o aleitamento materno é o melhor alimento para a criança, pois é rico em nutrientes que aumentam a imunidade e protege de doenças. “Nós queremos incentivar todas as mulheres para que amamentam exclusivamente seus filhos até os seis meses de idade e depois introduza alimentos saudáveis e continue amamentando até dois anos ou mais”, destaca.

De acordo com o Ministério da Saúde o objetivo da campanha é para incentivar as mães manterem a amamentação quando voltarem a trabalhar. Além de falar dos benefícios e possibilidades de continuar a amamentar, conscientizar os empregadores as vantagens de apoiar a prática.

MAIS AÇÕES - Ainda nesta segunda-feira (05), uma roda de conversa com gestantes e lactantes foi realizada na Unidade Básica de Saúde Celso Siqueira. Houve ainda sessão de fotos, momento da beleza e sorteio de brindes para as mamães.

A mesma programação segue na quarta-feira (7) na UBS Manoel Marques de Souza (Cohab), às 7h. Na quinta-feira (8) é a vez da UBS Gair de Barros, no Bairro Gabiroba receber a equipe. A campanha estende na sexta-feira (9) na Unidade Básica de Saúde Vanessa Walter (Nossa Senhora Aparecida) e na UBS Ondino Rodrigues (Aeroporto), às 13h.

Na terça-feira (6), das 7h às 11h e das 13h às 14h, haverá um curso de apoio a mulher que amamenta. A capacitação voltada para profissionais da saúde, NASF, da UDR será na Universidade Aberta do Brasil (UAB).

MAMAÇO - Pela primeira vez no município acontecerá o momento do mamaço com todas as lactantes araguaienses. A atividade será na quarta-feira (07), às 14h, na Orla Municipal às margens do Rio Araguaia. A coordenadora Shirley contou que a ocasião é para incentivar as mães a amamentar seus filhos. Todas que participarem irão ganhar um porta-retrato com a fotografia do momento registrado.